Quando se trata de plano de saúde para idosos existem algumas polêmicas, pois muitas empresas administradoras de planos de saúde dificultam a adesão de clientes da terceira idade por acreditar que existe maior possibilidade de que eles utilizem os serviços. A lei planos de saúde pode ser lida na íntegra nesse site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9656.htm.
Reajustes dos Planos de Saúde
Uma das questões centrais diz respeito aos casos em que se pode fazer reajuste que são: reajuste anual; reajuste por sinistralidade (ainda é questionável a sua legalidade) e por fim o reajuste por mudança de faixa etária. Essa possibilidade de reajuste está prevista na Lei dos planos de saúde no seu artigo 15.
Contudo, vale lembrar que a mesma lei proíbe que haja reajuste para clientes com mais de 60 anos no caso deles participarem do plano há mais de 10 anos. O Estatuto do Idoso prevê que não pode ser feita a proibição de que pessoas com 60 anos ou mais possam ter um plano de saúde. O objetivo do estatuto é evitar que sejam realizadas práticas discriminatórias quanto aos idosos.
Obstáculos
Muitas operadoras de planos de saúde começaram a impor obstáculos para que clientes que logo chegariam aos 60 anos permanecessem no plano. Uma das medidas tomadas foi aumentar drasticamente o reajuste nas últimas faixas em que ele é permitido. Os idosos devem conhecer os seus direitos ao contratar um plano de saúde. É possível conhecer o estatuto do idoso na íntegra acessando http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.
Melhores Planos de Saúde
A escolha de um plano de saúde é essencial para garantir mais segurança e tranquilidade especialmente quando se chega a terceira idade. Uma boa opção é um plano de saúde individual, no entanto, vale a dica de pensar nos procedimentos mais utilizados bem como a quantidade de vezes que esses procedimentos são utilizados.