Em teoria o SUS (Sistema Único de Saúde) poderia ser superior aos serviços de planos e seguro de saúde. No entanto, como infelizmente o SUS não funciona como deveria não é possível ter acesso aos serviços de saúde de qualidade gratuitos. A seguir vamos explicar um pouco mais dessa diferença e temas afins. Os planos de saúde no Brasil têm grande demanda pelo fato de que muitas pessoas sabem que não vão encontrar atendimento e médicos através do SUS se precisarem.
Diferentes Entre SUS e Planos de Saúde
A diferença mais básica entre o SUS e os planos de saúde é que todo mundo tem direito ao primeiro enquanto que ao segundo é necessário ser aderente. Através do SUS os serviços são gratuitos enquanto que os planos de saúde oferecem serviços para quem paga.
Em caso de gestação e parto o SUS oferece atendimento integral enquanto alguns planos de saúde não oferecem internação e parto em sua cobertura. O SUS oferece atendimento integral no sentido de oferecer exames e consultas enquanto alguns planos não oferecem certos procedimentos.
Podemos dizer que de uma forma geral o SUS deveria oferecer um atendimento integral e completo para todo e qualquer cidadão enquanto que os planos de saúde oferecem apenas os serviços que são pagos em sua cobertura. Contudo o SUS não consegue atender a sua grande demanda. Saiba mais acessando a Lei do SUS em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm e a Lei do Plano de Saúde em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9656.htm.
O Que é Saúde Suplementar
A saúde suplementar consiste basicamente em todo e qualquer atendimento privado de saúde que seja realizado através de um convênio com um plano de saúde ou pago avulso. Nesse segmento no Brasil estão o Governo através do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e também empresas privadas como as operadoras de planos privados, seguradoras e prestadores de serviço.